Entenda como parques aumentam a disposição, potencializam o bem-estar e podem reduzir riscos de doenças.
Exaustão, burnout, esgotamento: qualquer pessoa bem informada já cruzou com essas palavras nas redes sociais, nos jornais e na TV. Ironicamente, a palavra-chave para entender esses transtornos é informação. Ou melhor, o excesso de informação.
Em um mundo digitalizado, onde é esperado que se faça mais em menos tempo, a atenção normalmente é tomada por fluxos intensos de informações, seja no trabalho ou, até mesmo, no repouso. Se esse excesso de informações é regra, vive-se de forma inconsciente. É o que especialistas chamam de abandono de si.
Assim defende Dra. Juliane de Paula, médica psiquiatra e professora de saúde mental: “as pessoas estão expostas a um alto nível de informação diariamente e uma vez inconscientes de suas ações se tornam vulneráveis a entrar em exaustão e, em casos mais graves, desenvolver transtornos.” explica.
É preciso desacelerar.
Por isso, é preciso adotar outro conceito em pauta hoje em dia: bem-estar — fator fundamental de saúde mental e grande aliado para prevenção ao sofrimento psíquico. Especialistas recomendam como essencial a prática de atividades para “vivenciar o momento”. Presenciar experiências de modo consciente. Esse é um exercício diário, mas uma rotina com momentos de lazer ao ar livre, de preferência acompanhado de pessoas queridas facilitam essa prática. Isso é bem-estar.
Qualidade de vida é estar presente
Parques são um convite não só à qualidade de vida, mas também uma ação preventiva aos transtornos psíquicos. Num lugar como o Arajara Park tudo conspira à favor do bem-estar. Facilita a prática de vivenciar o presente, e sair do modo automático e inconsciente, típicos do dia a dia e da rotina.
A especialista Dra. Juliane de Paula, complementa: “como médica, se as pessoas da nossa região incluíssem momentos de lazer como o parque aquático em suas rotinas, isso reduziria drasticamente a necessidade delas irem ao psiquiatra. Isso em pessoas saudáveis ou em casos de ansiedade e depressão leve. Em casos mais graves, seria uma mudança de estilo de vida de alto impacto positivo para resposta ao tratamento”, finaliza.
Como um dos principais valores, o Arajara Park reforça a importância do bem-estar e qualidade de vida através do desfrute com a natureza local. O parque possui um aproveitamento de espaço que mescla clube e natureza viva, com atividades de lazer como música, trilhas, restaurantes e piscinas, além de ter dentre suas atividades, aulas de zumba, recreação infantil e oficinas com o Geopark Araripe.
O parque iniciou também uma rede de parcerias que leva mais saúde para os conveniados, o Arajara Saúde é um programa que oferece descontos em exames e consultas médicas nos melhores centros de saúde do Cariri.
Você sabe o que é o Setembro Amarelo?
O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Como inciativa Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, foi criado o mês do Setembro Amarelo para endossar essa campanha, que reforça a importância de um olhar mais atento sobre as causas e os cuidados às pessoas que sofrem de transtornos mentais.
Quase todas as pessoas que cometeram suicídio (98,6%) possuíam algum transtorno, como: Depressão, Transtorno de Humor Bipolar, Alcoolismo e abuso/dependência de outras drogas, Transtornos de personalidade e Esquizofrenia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o campeão mundial em casos de transtorno de ansiedade e ocupa o segundo lugar em transtornos depressivos, que podem levar os indivíduos a tirarem a própria vida.
Por isso, é tão importante estar atento e cuidar da saúde mental com a mesma atenção, ou até mais, que a saúde física. Por isso, assim como a Diabetes e a Hipertensão, a depressão pode ser bem mais comum do que se imagina, e ao contrário do que se pensa existem tratamentos bastante eficazes quando se acompanhados por um profissional habilitado em psiquiatria.
Em casos de alerta procure ajuda profissional e saiba que a vida é sempre a melhor escolha!