Em julho deste ano, o Arajara Park comemora o primeiro ano de qualificação de seu território como Geossítio Arajara. O geossítio corresponde à área que fica dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural que compreende o território do parque aquático, fazendo fronteira com a Floresta Nacional do Araripe.
Única formação arenítica do Ceará com água em seu interior, a gruta possui cerca de 100 milhões de anos. A formação é um importante recurso hídrico para a região. Liberando cerca de 130 mil metros cúbicos por hora, a gruta abastece a totalidade do Arajara Park e todo o distrito de Arajara, além de irrigar as roças dos agricultores que residem ao sopé da Chapada do Araripe.
A área da gruta também possui flora e fauna vasta, apresentando ecossistemas variados, além da presença de espécies endêmicas – como o pássaro Soldadinho-do-Araripe (Antilophia bokermanni), ave em risco de extinção descoberta na região da gruta em 1996.
A partir da análise da UNESCO realizada em julho do ano passado, a trilha passou a fazer parte da rede de geossítios do Geopark Araripe – uma rede global que, com o apoio e o reconhecimento da UNESCO, trabalha em prol da proteção da biodiversidade e do acervo científico, ambiental e cultural da nossa região.
Com a qualificação, a área passa a fazer parte de um grupo composto por onze geossítios, abrangendo seis municípios do Cariri cearense (Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri). Um território conhecido por conter traços geológicos importantes do período Cretáceo, como os fósseis, que datam de 150 a 90 milhões de anos.
O chancelamento da UNESCO representa um marco na história do Arajara Park. Uma história que remonta ao ano de 1999, quando a RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) foi criada dentro do espaço do que viria a ser o Arajara Park como forma de proteger a região a Gruta do Farias e cultivar o potencial da região para o turismo sustentável e em contato com as riquezas naturais que a Chapada do Araripe podem oferecer.
Para celebrar esse momento especial, o Arajara Park estará recebendo durante os dias 26, 27 e 28 de julho a equipe do Geopark Araripe, que irá realizar atividades educativas com as crianças nas Oficinas do Geossítio Arajara.
Como visitar
A visitação ao Geossítio Arajara é gratuita para todos os públicos e dispõe de guias treinados para instruir e acompanhar os visitantes dentro da trilha. Também é possível agendar visitas para grupos escolares e de demais instituições com 7 dias de antecedência.
Para maiores informações visite o instagram @geossitioarajara ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento.