• arajara03
  • arajara02
  • arajara01a
  • social
  • arajara04

Ecologia


Árvores podem viver mais de mil anos e ultrapassar cem metros de altura.
Nesta segunda, exemplares clonados foram plantados em sete países.

Exemplar da árvore sequoia-vermelha encontrada na California. Este espécime foi clonado e seus genes ajudarão na reprodução de novas árvores (Foto: Archangel Ancient Tree Archive/AP)
Uma equipe liderada por um cuidador de viveiro de Michigan, nos Estados Unidos, e seus filhos, já correu contra o tempo por duas décadas cortando galhos de algumas das maiores e mais duráveis árvores do mundo, com o plano de produzir clones dessas espécies e restaurar antigas florestas, atingidas pelo homem ou afetadas pela mudança climática.

Leia mais...

A Chapada do Araripe é um planalto localizado na divisa dos estados brasileiros do Ceará, Piauí e Pernambuco.

A chapada abriga uma floresta nacional (1946), uma área de proteção ambiental (1997) e um geoparque (2006).


800pxflorestanacionalararipe
Chapada do Araripe no Crato-CE.

Leia mais...

 

coleta seletiva lixoO Instituto Arajara em parceria com o Instituto Federal de Educaçao, Ciências e Tecnologias (IFCE), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Prefeitura Municipal de Barbalha, Secretarias de Educação e Meio Ambiente de Barbalha, estão desenvolvendo o seguinte projeto ‘COM O ARAJARA EM AÇÃO NÃO SE ENCONTRA LIXO NO CHÃO’.
Professores do Instituto Federal, trazem seus alunos e vão as escolas publicas do entorno do Arajara Park que juntamente com seus professores e alunos, promovem aulas de educação ambiental, enfatizando os cuidados com o lixo. Os alunos de baixa renda recolhem o lixo do entorno, trazem para o Instituto Arajara, sob a supervisão do IFCE e trocam o lixo por entrada ao Parque Aquático, tornando-se assim um projeto sócio-ambiental de extrema relevância.

Notícia de: 25/07/2012

A área sem gelo da ilha saltou de 40% para 97% em quatro dias NASA
392454

A superfície da camada de gelo e neve que cobre a Gronelândia sofreu este mês derretimentos numa área particularmente grande da ilha, naquele que é um fenómeno já considerado pelos cientistas como “extraordinário”. A área onde se registaram derretimentos superficiais generalizados saltou de 40% para 97% em apenas quatro dias.

Leia mais...

3**Ameaçada de extinção**

O Soldadinho-do-araripe é uma ave passeriforme da família Pipridae. O nome bokermanni é uma homenagem ao zoólogo brasileiro Werner Bokermann. Foi descoberto em 1996 na Chapada do Araripe, Região Nordeste do Brasil. Segundos os seus descobridores, o Soldadinho-do-araripe é encontrado somente nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha, todos no Ceará.

A ONG cearense Aquasis (www.aquasis.org) vem trabalhando desde 2003 para sua preservação, e um Plano e Conservação foi elaborado para evitar a extinção da espécie. Na ausência de um nome vulgar, foi denominado como soldadinho-do-araripe (Coelho e Silva 1998) por ser do mesmo gênero do outro soldadinho. Todavia, diferentes nomes regionais foram descobertos posteriormente, como galo-da-mata, língua-de-tamanduá, lavadeira-da-mata, uirapuru-matreiro e cabeça-vermelha-da-mata, e esta falta de consenso indica que o pássaro era pouco conhecido pelos habitantes da região.

Leia mais...

rppn No Arajara Park está a única RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), do Sul do Ceará, reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente. Está sendo elaborado um plano de manejo que contempla nesta área especifica, educação ambiental, ecoturismo e pesquisa cientifica.

Clique na imagem para ampliar

Página 3 de 4

<< Início < Anterior 1 2 3 4 Próximo > Fim >>