• arajara03
  • arajara02
  • arajara01a
  • social
  • arajara04

Ecologia

PNLP

          Foto: Parque Nacional da Lagoa do Peixe/Facebook.

 

           A Justiça Federal condenou na última segunda-feira (24) o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por não fiscalizarem adequadamente o Parque Nacional da Lagoa do Peixe (PNPL), cuja área sofre com plantação da espécie invasora de pinheiros Pinus. Além da condenação por omissão, a Justiça determinou que os dois Institutos adotem medidas de proteção ambiental na área protegida.

Leia mais...

Temperatura média da Terra em janeiro foi de 12,7ºC.
Esse foi o nono mês consecutivo com temperaturas entre as 10 mais altas.

 calor jundiai

A temperatura média da Terra em janeiro foi a quarta maior desde 1880, ano em que as medições começaram a ser feitas. De acordo com o Centro Nacional de Informações Climáticas, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o mês registrou uma média de 12,7ºC, temperatura 0,65ºC mais alta do que a média do século 20.

Leia mais...

boto rosa


Esse tipo de atividade pode ser uma estratégia de conservação do boto-vermelho

Pesquisadores e ambientalistas se reunirão para discutir diretrizes para atividades turísticas com os botos, no Estado do Amazonas.
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) participaram desse encontro que foi realizado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amazonas (Cemaam).
A reunião aconteceu na terça-feira (24/9), às 14h, no auditório da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), localizada à Av. Constantino Nery, 5733, Flores.
Estiveram presentes representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Ampa, do Inpa, do Instituto Piagaçu, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Leia mais...


            No final de 1996 o pássaro soldadinho-do-araripe foi descoberto para a ciência, saindo do anonimato até se tornar um ícone, difundindo pelo mundo a imagem do Cariri cearense como um oásis no semiárido. Rotas de turistas passaram a confluir ao sul do Ceará, como uma romaria que tem como ponto alto da atividade de observação de aves a contemplação desta espécie que só existe em Crato, Barbalha e Missão Velha. Mas como esta prática pode reverter algum benefício em prol da conservação do soldadinho-do-araripe? Sobretudo ao lembrar que se trata do pássaro mais ameaçado de extinção global encontrado no Ceará.

 Aves

 

Leia mais...

Em janeiro, pesquisadores anunciaram possível extinção do axolote.
Dois exemplares da salamandra foram vistos em lago, atingido por poluição.

 aloxote

Após anunciarem que o axolote (Ambystoma mexicanum), um tipo de salamandra que só vive em lagos do México, podia ter desaparecido da natureza, cientistas anunciaram ter encontrado exemplares desta espécie durante uma segunda varredura realizada este mês.

Leia mais...

Um grupo de biólogos cearenses descobriu uma nova espécie de quandu – um mamífero roedor semelhante a um porco-espinho, da mesma ordem dos ratos – no interior do estado. O “quandu de baturité”, que recebeu o nome por ter sido localizado na Serra de Baturité, foi encontrado pelo biólogo Hugo Fernandes Ferreira e confirmada como nova descoberta por Anderson Feijó e Alfredo Langguth, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Leia mais...

Página 1 de 4

<< Início < Anterior 1 2 3 4 Próximo > Fim >>