• arajara03
  • arajara02
  • arajara01a
  • social
  • arajara04

A Chapada do Araripe é um planalto localizado na divisa dos estados brasileiros do Ceará, Piauí e Pernambuco.

A chapada abriga uma floresta nacional (1946), uma área de proteção ambiental (1997) e um geoparque (2006).


800pxflorestanacionalararipe
Chapada do Araripe no Crato-CE.

800px dihelson mendonca
Flora Araripe.

anhanguera santanae
Exemplo de fóssil de Anhanguera santanae encontrado na região da Chapada.


Existem dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar. O primeiro, oriundo do período cretáceo é rico em fósseis. Uma equipe do Museu Nacional já pesquisou o sítio paleontológico e descobriu diversas espécies de dinossauros, tais como o Santanaraptor placidus e o Angaturama limai Irritator e Mirischia asymmetrica. Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aqüíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.

A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão (tipo predominante), caatinga e cerrado.
A fauna é rica em aves, mamíferos, répteis e insetos. Na região, foi descoberta uma ave que corre risco de extinção, trata-se do soldadinho-do-araripe.

Muitas cidades ocupam áreas da chapada, provocando forte impacto no ambiente. Parte considerável da mata original foi desmatada ou destruída por queimadas.
O forte potencial econômico da chapada é bastante explorado por indústrias que muitas vezes não tomam o cuidado de zelar pelo desenvolvimento sustentável. As principais riquezas exploradas são as minas de gesso e calcário, além do extrativismo vegetal que explora principalmente pequi, carnaúba, mandioca e frutas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapada_do_Araripe