• arajara03
  • arajara02
  • arajara01a
  • social
  • arajara04

Teste bem sucedido foi realizado na Europa para detectar tipo de larva.
Estudo com ferramenta foi 90% mais preciso do que teste realizado no solo.

 google-street-view-620-400

O Google Street View, um aplicativo que permite ver detalhes de um local, como a rua de uma cidade, pode ser uma arma poderosa na luta contra as espécies invasoras, afirmaram biólogos franceses nesta quinta-feira (10).
Uma equipe de cientistas da Agência Nacional Francesa para a Pesquisa Agrícola (INRA) usou a ferramenta on-line, que fornece imagens em 360 graus de ruas filmadas por carros equipados especialmente, para mensurar a disseminação de um inseto que mata as árvores.

Leia mais...

boto rosa


Esse tipo de atividade pode ser uma estratégia de conservação do boto-vermelho

Pesquisadores e ambientalistas se reunirão para discutir diretrizes para atividades turísticas com os botos, no Estado do Amazonas.
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) participaram desse encontro que foi realizado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amazonas (Cemaam).
A reunião aconteceu na terça-feira (24/9), às 14h, no auditório da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), localizada à Av. Constantino Nery, 5733, Flores.
Estiveram presentes representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Ampa, do Inpa, do Instituto Piagaçu, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Leia mais...

Um grupo de biólogos cearenses descobriu uma nova espécie de quandu – um mamífero roedor semelhante a um porco-espinho, da mesma ordem dos ratos – no interior do estado. O “quandu de baturité”, que recebeu o nome por ter sido localizado na Serra de Baturité, foi encontrado pelo biólogo Hugo Fernandes Ferreira e confirmada como nova descoberta por Anderson Feijó e Alfredo Langguth, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Leia mais...

Sabia que existe o melhor horário para dormir, acordar, fazer sexo, estudar, ir ao dentista e praticar exercícios físicos?

A natureza é tão perfeita que programou o nosso corpo para que ele funcionasse com a precisão de um relógio suíço.

Infelizmente, o ser humano, desinformado em relação ao próprio corpo e sob pressão externas, como estudo e trabalho, força a desprogramação desse perfeito relógio.

E o resultado são as doenças e o precoce desgaste físico.

Mostramos a seguir como funciona o relógio do organismo e convidamos você a tentar a respeitar os ciclos dele, o que lhe proporcionará ganhos na qualidade de vida.

 

Leia mais...

Página 6 de 10

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Clique aqui para acessar

banner socialempresarial

FanPage do Arajara

facebook arajara

Promoções

tag promo home

 

coleta seletiva lixoO Instituto Arajara em parceria com o Instituto Federal de Educaçao, Ciências e Tecnologias (IFCE), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Prefeitura Municipal de Barbalha, Secretarias de Educação e Meio Ambiente de Barbalha, estão desenvolvendo o seguinte projeto ‘COM O ARAJARA EM AÇÃO NÃO SE ENCONTRA LIXO NO CHÃO’.
Professores do Instituto Federal, trazem seus alunos e vão as escolas publicas do entorno do Arajara Park que juntamente com seus professores e alunos, promovem aulas de educação ambiental, enfatizando os cuidados com o lixo. Os alunos de baixa renda recolhem o lixo do entorno, trazem para o Instituto Arajara, sob a supervisão do IFCE e trocam o lixo por entrada ao Parque Aquático, tornando-se assim um projeto sócio-ambiental de extrema relevância.

rppn No Arajara Park está a única RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), do Sul do Ceará, reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente. Está sendo elaborado um plano de manejo que contempla nesta área especifica, educação ambiental, ecoturismo e pesquisa cientifica.

Clique na imagem para ampliar

gruta do_fariasLocalizada no Município de Barbalha, no sopé da chapada do Araripe, próximo ao disrito de Arajara, é uma gruta arenítica, da idade do cretáceo inferior, com cerca de 100 milhões de anos, onde existem registro de vida pré-histórica  e 150m de extensão. No seu teto encontram-se conjuntos de espeleotemas de grande beleza cênica, sendo a única gruta arenítica do ceará com água e a maior do nordeste, donde jorram, segundo o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, cerca de 200 mil litros de água por hora.

soldadinho do araripe


Descoberto nos arredores da Gruta do Farias – Arajara Park, na cidade de Barbalha - Ceará em Dezembro de 1996 por Galileu Coelho e Weber Silva. Esse passaro é símbolo de conservação da Chapada do Araripe – Decreto municipal Nº 24/2009. Única espécie existente no planeta que só habita no sopé da Chapada do Araripe.

Está ameaçado de extinção, com cerca de 800 exemplares. Tem a Gruta do Farias e suas levadas como habitat preferido.

Para contribuir com a preservação do soldadinho foram cultivadas plantas que dão frutos e alimentos, na diversidade que a espécie requer, para sua conservação e procriação.

Sobre esse belo pássaro, foram feitos e publicados vários estudos científicos.