• arajara03
  • arajara02
  • arajara01a
  • social
  • arajara04

Moradores da área urbana estão trocando os exercícios em academias e ambientes fechados pelo prazer de praticar esportes em contato com a natureza ou simplesmente tendo-a como “pano de fundo”

natura homem

Manaus é uma cidade cercada de belezas naturais, como rios, floresta, fauna e flora. São tantos os elementos para serem descobertos, explorados e contemplados, que cada vez mais moradores da área urbana estão trocando os exercícios em academias e ambientes fechados pelo prazer de praticar esportes em contato com a natureza ou simplesmente tendo-a como “pano de fundo”.

Entre as pessoas que decidiram incluir esse tipo de atividades à sua rotina está o advogado Thauan Lopes, que há quase dois anos pratica mountain bike.

“É uma das melhores coisas do mundo quando você pega sua bicicleta, sente o cheiro da natureza e vê alguns animais. É excelente esse contato com a natureza”, declara ele, que também costuma correr e praticar treinamento funcional.

Apesar de gostar de ir à academia e fazer atividades em contato com a natureza, se o advogado puder escolher ele optará pela segunda opção, pois “não é monótona”.

Leia mais...

Medições indicam que época seca cresce uma semana por década.
Pesquisadores afirmam que ação humana é possível causa.

Mapa mostra em cor avermelhada as áreas do sul da Amazônia mais suscetíveis à seca prolongada. (Foto: Ranga Myneni/Jian Bi/Nasa/PNAS)

Novo estudo publicado pela revista “PNAS”, da Academia Nacional de Ciências dos EUA, alerta que a vegetação do sul da Amazônia tem um risco maior de mortalidade por causa da seca do que avalia o mais recente relatório de mudanças climáticas da ONU.

As medições de chuva apontam que, desde 1979, a estação seca amazônica tem aumentado em uma semana por década, enquanto a temporada de queimadas também tem se estendido.

Leia mais...



gelo cha

O chá-verde é um poderoso antioxidante que atua para evitar doenças e o envelhecimento precoce.

O gelo de chá-verde com vitamina E funciona muito bem para quem sofre com poros dilatados.

Ele também é ótimo para dar mais brilho à pele.

Ao aplicar o gelo de chá-verde com vitamina E no rosto, os poros se contraem e a pele fica lisinha, desinflamando o tecido e combatendo cravos e espinhas.

Quem tem pele oleosa se beneficia com a diminuição da oleosidade.

Este também é um ótimo tratamento para evitar o envelhecimento precoce da pele.

Leia mais...

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC na sigla em inglês, divulgou nesta sexta-feira (26) um novo relatório que aumenta o grau de certeza dos cientistas em relação à responsabilidade do homem no aquecimento global.

fumacaChamado de "Sumário para os Formuladores de Políticas", o texto afirma que há mais de 95% (extremamente provável) de chance de que o homem tenha causado mais de metade da elevação média de temperatura registrada entre 1951 e 2010, que está na faixa entre 0,5 a 1,3 grau - a edição anterior falava em mais de 90%.

O documento apresentado em Estocolmo, na Suécia, em conferência científica realizada ao longo desta semana, mostra também que o nível dos oceanos aumentou 19 centímetros entre 1901 e 2010, e que as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso aumentaram para "níveis sem precedentes em pelo menos nos últimos 800 mil anos".

O novo relatório diz ainda que há ao menos 66% de chance de a temperatura global aumentar pelo menos 2 ºC até 2100 em comparação aos níveis pré-industriais (1850 a 1900), caso a queima de combustíveis fósseis continue no ritmo atual e não sejam aplicadas quaisquer políticas climáticas já existentes.

Leia mais...

Página 5 de 10

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Clique aqui para acessar

banner socialempresarial

FanPage do Arajara

facebook arajara

Promoções

tag promo home

 

coleta seletiva lixoO Instituto Arajara em parceria com o Instituto Federal de Educaçao, Ciências e Tecnologias (IFCE), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Prefeitura Municipal de Barbalha, Secretarias de Educação e Meio Ambiente de Barbalha, estão desenvolvendo o seguinte projeto ‘COM O ARAJARA EM AÇÃO NÃO SE ENCONTRA LIXO NO CHÃO’.
Professores do Instituto Federal, trazem seus alunos e vão as escolas publicas do entorno do Arajara Park que juntamente com seus professores e alunos, promovem aulas de educação ambiental, enfatizando os cuidados com o lixo. Os alunos de baixa renda recolhem o lixo do entorno, trazem para o Instituto Arajara, sob a supervisão do IFCE e trocam o lixo por entrada ao Parque Aquático, tornando-se assim um projeto sócio-ambiental de extrema relevância.

rppn No Arajara Park está a única RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), do Sul do Ceará, reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente. Está sendo elaborado um plano de manejo que contempla nesta área especifica, educação ambiental, ecoturismo e pesquisa cientifica.

Clique na imagem para ampliar

gruta do_fariasLocalizada no Município de Barbalha, no sopé da chapada do Araripe, próximo ao disrito de Arajara, é uma gruta arenítica, da idade do cretáceo inferior, com cerca de 100 milhões de anos, onde existem registro de vida pré-histórica  e 150m de extensão. No seu teto encontram-se conjuntos de espeleotemas de grande beleza cênica, sendo a única gruta arenítica do ceará com água e a maior do nordeste, donde jorram, segundo o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, cerca de 200 mil litros de água por hora.

soldadinho do araripe


Descoberto nos arredores da Gruta do Farias – Arajara Park, na cidade de Barbalha - Ceará em Dezembro de 1996 por Galileu Coelho e Weber Silva. Esse passaro é símbolo de conservação da Chapada do Araripe – Decreto municipal Nº 24/2009. Única espécie existente no planeta que só habita no sopé da Chapada do Araripe.

Está ameaçado de extinção, com cerca de 800 exemplares. Tem a Gruta do Farias e suas levadas como habitat preferido.

Para contribuir com a preservação do soldadinho foram cultivadas plantas que dão frutos e alimentos, na diversidade que a espécie requer, para sua conservação e procriação.

Sobre esse belo pássaro, foram feitos e publicados vários estudos científicos.